Legaliza Brasil inicia programa de ATER para mulheres em Brasília

Legaliza Brasil inicia programa de ATER para mulheres em Brasília

Nesta quarta e quinta-feira, (dias 05 e 06/06), a equipe de ATER da Legaliza Brasil realizou duas reuniões de mobilização em Brasília, sobre o Programa “MULHERES RURAIS: AUTONOMIA, ALIMENTAÇÃO E VIDAS SAUDÁVEIS”, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), do Governo Federal.

As mobilizações foram coordenadas pela Equipe técnica de Assistência Técnica e Extensão Rural da Legaliza Brasil, que atua em Brasília e é formada por profissionais capacitados formados em curso da ANATER.

Os eventos foram realizados na Centro Educacional São Francisco, no bairro Chicão em São Sebastião e no Núcleo Rural Monjolo – Assentamento Márcia Cordeiro Leite, ambos no Distrito Federal.

No primeiro evento estiveram presentes, além da comunidade local, o Sr. Roberto Medeiros – Administrador do São Sebastião, o Sr. Edmilson Junior – Diretor do CED São Francisco, o Sr. Wagner – Vice Diretor e da Sra. Grazielle de Souza Barrozo – Coordenadora Regional de Ensino de São Sebastião.

No encontro realizado no Núcleo Rural Monjolo, compareceu o Fernando Pignata, Zootecnista – Gerente Rural de Planaltina.

Nos próximos dias serão realizadas mais duas reuniões: dia 08/06 na Horta Girassol em Morro Azul e dia 10/06 no Núcleo Rural Pipiripau em Planaltina, Distrito Federal.

Estes encontros têm visam apresentar o projeto de ATER Mulheres, que tem por objetivo fornecer assistência técnica para as mulheres rurais como uma forma de construir processos de desenvolvimento produtivo, econômico e social, mais inclusivos e igualitários.

O programa vai atender 12,5 mil mulheres, durante 2 anos, em todos os estados e no Distrito Federal, para promover a autonomia financeira das agricultoras familiares, assentadas da reforma agrária e acampadas, extrativistas, quilombolas, pescadoras artesanais, aquicultoras, ribeirinhas, indígenas, atingidas por barragens, mulheres urbanas e periurbanas.