Em 2022 a Legaliza Brasil elaborou juntamente com o INCRA e associações agrícolas da região do São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, o parcelamento de solo da Gleba Auapés e posteriormente georreferenciou e certificou 535 parcelas a serem destinadas pelo INCRA às famílias beneficiárias da comunidade.
Ontem, dia 05 de setembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou à presidente da Associação Agrícola, Rosilene Cordeiro da Mota, o resultado desse trabalho, os tão sonhados títulos de propriedade definitivos das terras, que serão agora de propriedade dos agricultores familiares daquela comunidade.
Para a realização do serviço mais de 15 profissionais da empresa, se dedicaram num período de 4 meses de intenso trabalho de desbravamento da floresta amazônica, já que a comunidade fica encravada na região do pico da neblina, no norte do Estado do Amazonas, que é uma área de floresta densa. O trabalho foi intenso e contou com a participação efetiva da comunidade, como demonstra a reunião de mobilização que contou com quase 500 moradores da localidade, além do apoio intenso do Incra, da Funai e dos moradores que seriam beneficiados no futuro. A união de todos esses esforços culminou com esse resultado. Comemoram!
Além de 535 parcelas no município de São Gabriel da Cachoeira, a Legaliza Brasil realizou ainda o georreferenciamento de mais de 8.000 parcelas de assentamentos rurais nos estados de Roraima, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Alagoas, Bahia, Espírito Santo entre 2022/2023.
O diretor da Legaliza Brasil Ewerton Giovani, destacou que as entregas realizadas pelo presidente Lula, coroam de forma brilhante todo esforço desempenhado pelos atores nesse grande desafio, já que as atividades na floresta amazônica têm uma dificuldade e uma característica peculiar e o resultado final alcançado valeu todos os esforços.